Confira a programação da 11º Semana de Museus:
http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/Guia-11Semana-de-Museus_11abr.pdf
terça-feira, 30 de abril de 2013
quinta-feira, 25 de abril de 2013
CURSO GRATUITO CAPACITA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CULTURA PARA A COPA DE 2014
Projeto Aquecendo a cultura da Bahia para a Copa do Mundo de 2014
Local: CAIXA Cultural SalvadorEndereço: Rua Carlos Gomes, nº 57 - Centro
Abertura: 08 de maio de 2013
Programação: De 8 a 10 de maio e de 14 a 17 de maio
Realização: Evolution Gestão de Serviços
Inscrições gratuitas através do email: aquecendoacultura@gmail.com
Maiores informações: (71) 3334-4333
Programação: www.caixa.gov.br/caixacultural
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.
Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.
Educação como liberdade
Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação. Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).
“Defendo a educação desocultadora de verdades. Educando e educadores funcionando como sujeitos para desvendar o mundo”, dizia Freire. A educação como prática da liberdade, defendida por ele, enxerga o educando como sujeito da história, tendo o diálogo e a troca como traço essencial no desenvolvimento da consciência crítica.
terça-feira, 23 de abril de 2013
Informativo nº 4 do Programa Nacional de Educação Museal, abril/2013.
Começa agora uma nova etapa da construção do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM
O Programa Nacional de Educação Museal vem sendo construído com o uso de metodologia participativa e colaborativa. Estamos certos de que a discussão democrática das diretrizes voltadas aos museus e processos museais favorecerá a realização das práticas educacionais em instituições museológicas e outros espaços museais, fortalecerá a dimensão educativa em todos os espaços do museu e irá subsidiar a atuação dos educadores.
Etapas da construção do PNEM

Blog
O blog do PNEM é nosso principal instrumento de consulta pública do Programa. Essa plataforma foi lançada em 30 de outubro de 2012 e foi aberta ao envio de propostas logo após o 5º Fórum Nacional de Museus. No dia 7 de abril de 2013 fechamos os fóruns para sistematizar as propostas enviadas. Elas irão compor o documento final aprovado no Encontro do PNEM.
O blog do PNEM é nosso principal instrumento de consulta pública do Programa. Essa plataforma foi lançada em 30 de outubro de 2012 e foi aberta ao envio de propostas logo após o 5º Fórum Nacional de Museus. No dia 7 de abril de 2013 fechamos os fóruns para sistematizar as propostas enviadas. Elas irão compor o documento final aprovado no Encontro do PNEM.
Participação nos fóruns
Nesses 130 dias de participação, no âmbito dos nove fóruns virtuais, foram propostos 83 tópicos de discussão, que geraram 598 comentários.
Cadastrados
A análise dos usuários cadastrados no Blog até 02/04/2013 mostra um total de 708 cadastrados, conforme a progressão de cadastros por mês.

Em relação às características demográficas dos cadastrados, confirmam-se as expectativas de proporção de gênero e de distribuição geográfica. Mais da metade dos 708 cadastrados são do sexo feminino, 467 ou 66% e 241 do masculino (34%). Essas pessoas estão distribuídas por todas as regiões do Brasil mais da metade no sudeste e apenas 4% no norte (Sudeste 369; Sul 140; Nordeste 115; Centro Oeste 54 e Norte 26). Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro abrigam a maior quantidade de cadastrados: 156 em SP e 126 no RJ. Por outro lado, Tocantins e Acre têm apenas um cadastrado cada.
Outra dimensão interessante é a instituição de referência dos cadastrados no blog. O quadro a seguir mostra os museus como tipo de instituição mais frequente, mas chama atenção o fato de os centros culturais aparecerem apenas em quarto lugar, abaixo das universidades e dos órgãos federais (secretarias de Cultura, Educação, prefeituras, etc).

Articuladores
A criação do papel de articulador do PNEM foi importante para iniciarmos uma rede de colaboradores que, fortalecida, pode ajudar nessa ação e em outras.

Reunião da REM/RJ em 25 de Fevereiro
Os articuladores são voluntários que atuam no campo museal brasileiro e que se dispuseram a mobilizar sua comunidade, sensibilizando-a a participar das discussões promovidas no Blog, contribuindo para a construção do Programa nos mais diversos espaços de atuação (redes sociais, reuniões com interessados, encontros locais, envio de e-mails, articulação com organizações, além de outras).
A atividade desses articuladores está demonstrada pela realização de vários eventos e atividades, assim como pela divulgação que têm feito do Programa. Contamos com 36 articuladores distribuídos por 11 estados da federação.

Informativo
Mensalmente é enviado aos usuários cadastrados no Blog um informativo do PNEM com as novidades do Blog e da área educacional nos museus. Mesmo depois do fechamento dos fóruns vamos continuar o contato por meio do Informativo para divulgação de atividades, textos e notícias ligados ao PNEM. Quem ainda não recebe o informativo precisa se cadastrar no Blog.
Próximos passos
O Encontro do PNEM, que culminará com plenária para aprovar o texto final das diretrizes do Programa, está previsto para ocorrer no final de 2013. Até lá, contamos com o cadastro de novos articuladores e das Redes de Educadores de Museus para contribuir na articulação. Esse período será fundamental para fortalecer as redes de comunicação entre os educadores de museus e as pessoas envolvidas no tema. O blog continuará servindo como um portal de encontro e trocas.
Dessa forma, nesse espaço do blog, o Ibram pretende divulgar as iniciativas, eventos e encontros que mobilizam a Educação em Museus no País. Caso queira enviar iniciativas, eventos, atividades educativas, experiências, projetos, pesquisas, publicação de textos ou artigos e quaisquer temas voltados à Educação em Museus envie um e-mail para pnem@museus.gov.br
segunda-feira, 15 de abril de 2013
I REM-Encontros - Reflexões sobre Educação em Museus
Prezad@s,
A Rede de Educadores em
Museus realizou no dia 08 de abril de 2013 o “I REM-Encontros - Reflexões sobre
educação em museus”.
O I REM-Encontros
aconteceu nas dependências da Caixa Cultural onde contamos com a apresentação
do Programa Educativo “Gente Arteira”, que alia a ação pedagógica à programação
cultural através de atividades envolvendo diversas linguagens artísticas, além
da mediação cultural oferecida pela equipe.
Ficou nítida a
preocupação do Educativo da instituição em realizar a mediação cultural em seu
sentido mais amplo, para além da interlocução com o público visitante, preocupando-se
com as etapas de pré e pós visitação.
A apresentação foi
realizada pelo Coordenador do Projeto, Alexandre Gusmão, sendo posteriormente, levantadas
questões para a reflexão entre os presentes.
Nos diálogos que
marcaram as trocas de experiências, algumas considerações acerca das ações
socioculturais e educativas desenvolvidas pelas instituições ficaram bem
demarcadas:
1. A importância dos aspectos simbólicos
dos acervos para potencializar e otimizar as ações educativas a partir da
mediação, de acordo com diferentes grupos visitantes;
2. A necessidade de uma atividade para
melhor apreensão do conteúdo apresentado durante a visita, complementando a
mediação. Ex: uma mini oficina, uma roda de conversa mais aprofundada, etc;
3. A
importância da relação continuada entre os museus e as instituições visitantes.
Informamos que aqueles
que ainda não tiveram acesso ao certificado podem entrar em contato através do
telefone: 3117-6013, procurando Hilda Bárbara ou Cristina Melo.
A Comissão da REM/Bahia
agradece à Caixa Cultural e a todos os presentes, reafirmando a continuidade do
projeto que ocorrerá em outras instituições.
Comissão
da Rede de Educadores em Museus/Bahia
Antonio
Varjão
Cileide
Marques
Cristina
Melo
Hilda
Bárbara
Janice
Santana Cruz
Jomanuela
Nascimento
Jorge
Ramos
Leane
Gonçalves
Mona
Nascimento
Régia
Ribeiro
Assinar:
Postagens (Atom)