segunda-feira, 15 de abril de 2013

I REM-Encontros - Reflexões sobre Educação em Museus


Prezad@s,

A Rede de Educadores em Museus realizou no dia 08 de abril de 2013 o “I REM-Encontros - Reflexões sobre educação em museus”.
O I REM-Encontros aconteceu nas dependências da Caixa Cultural onde contamos com a apresentação do Programa Educativo “Gente Arteira”, que alia a ação pedagógica à programação cultural através de atividades envolvendo diversas linguagens artísticas, além da mediação cultural oferecida pela equipe.

Ficou nítida a preocupação do Educativo da instituição em realizar a mediação cultural em seu sentido mais amplo, para além da interlocução com o público visitante, preocupando-se com as etapas de pré e pós visitação.

A apresentação foi realizada pelo Coordenador do Projeto, Alexandre Gusmão, sendo posteriormente, levantadas questões para a reflexão entre os presentes.

Nos diálogos que marcaram as trocas de experiências, algumas considerações acerca das ações socioculturais e educativas desenvolvidas pelas instituições ficaram bem demarcadas:

1.    A importância dos aspectos simbólicos dos acervos para potencializar e otimizar as ações educativas a partir da mediação, de acordo com diferentes grupos visitantes;
2.    A necessidade de uma atividade para melhor apreensão do conteúdo apresentado durante a visita, complementando a mediação. Ex: uma mini oficina, uma roda de conversa mais aprofundada, etc;
3.    A importância da relação continuada entre os museus e as instituições visitantes.

Informamos que aqueles que ainda não tiveram acesso ao certificado podem entrar em contato através do telefone: 3117-6013, procurando Hilda Bárbara ou Cristina Melo.

A Comissão da REM/Bahia agradece à Caixa Cultural e a todos os presentes, reafirmando a continuidade do projeto que ocorrerá em outras instituições.  

Comissão da Rede de Educadores em Museus/Bahia
Antonio Varjão
Cileide Marques
Cristina Melo
Hilda Bárbara
Janice Santana Cruz
Jomanuela Nascimento
Jorge Ramos
Leane Gonçalves
Mona Nascimento
Régia Ribeiro








Nenhum comentário:

Postar um comentário