quarta-feira, 8 de agosto de 2012



Uma das principais características da sociedade contemporânea é buscar sanar ou minimizar suas mazelas a partir de agrupamentos de pessoas e instituições com interesses análogos, objetivando trocar experiências, fortalecer identidades, pensar e atuar juntas, a partir de preocupações, demandas e reivindicações comuns. Seguindo este movimento, os educadores em museus e demais instituições culturais da Bahia, viram na organização em redes uma importante estratégia para diminuir a distância e a lacuna que por vezes marca a atuação e a inserção destes profissionais provenientes de formações diversas, e que atuam em um campo com características, quase sempre, heterogêneas. Desta forma, organizar a Rede de Educadores em Museus da Bahia (REM-BA) ocorre pelo desejo de promover no Estado a integração de profissionais da área, visando uma maior comunicação e interação destes, bem como o fomento à prática do papel social do museu que tem na educação sua razão de ser. Estimulam-nos ainda, experiências bem sucedidas, espalhadas pelo país como as REM’s do Rio de Janeiro e Goiás. Compartilhar, discutir ideias no âmbito da educação - em suas diferentes dimensões - e pensar a prática profissional em grupos de estudos sistematizados - disponibilizando seus resultados - é contribuir com a formação destes diversos atores, agentes educativos, transformadores sociais.

Tendo estes objetivos, princípios e valores estruturantes, a REM/Bahia foi criada em 2010, no 2º Encontro Baiano de Museus, a partir da Mesa Temática “Fomento e Implementação da Rede de Educadores em Museus” dirigida pela Profª Drª. Maria Célia Teixeira Moura Santos, com um público total de 71 participantes, sendo aprovada por unanimidade pela plenária. A Rede conta com o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, DIMUS/IPAC e, no âmbito federal, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC). 

Buscando a continuidade e o fortalecimento da consolidação da Rede, convidamos a todos os educadores e profissionais afins do Estado da Bahia a se associarem à Rede de Educadores em Museus do Estado da Bahia, REM-BA.

Cordialmente,

Jorge Ramos / Cristina Melo

Coordenadores

Um comentário:

  1. Contribuir para o desenvolvimento, para uma conscientização e valorização do patrimônio cultural e artístico em todos os níveis da Educação. Se faz necessário, também interessante promover ações que possibilitem o fortalecimento das relações Museus e Escolas.

    Janice S.Cruz

    ResponderExcluir