terça-feira, 7 de abril de 2015

Informativo nº 22 do Programa Nacional de Educação Museal, mar/2015.


Curso ‘Educação em Instituições Culturais’ tem início em Piracicaba (SP)
Começa na próxima sexta-feira (10/4), no Museu Prudente de Morais, em Piracicaba (SP), a segunda edição do curso “Educação em Instituições Culturais”, realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Língua Portuguesa. A primeira palestra, que será aberta ao público, terá como tema “Educação em Museus” e abordará a importância da ação educativa em museus e a formação de um contexto colaborativo.
O programa também contará com estágio técnico sobre experiência no espaço museal e sistematização de conceitos (30/4), oficinas de “Educação Patrimonial” (8/5), “Atividades Educativas – Conceitos e Práticas” (29/5), “Jogos e Outras Formas de Mediação” (10/6) e “Materiais Educativos” (30/6), além da palestra “Estruturação de um Núcleo de Ações Educativas/Construção de Parcerias e Redes Colaborativas” (15/7).
De acordo com o diretor do Sistema Estadual de Museus, Davidson Kaseker, “o curso de formação continuada buscará refletir sobre um conjunto de práticas e conceitos vinculados à educação patrimonial e à educação em museus e, por meio dessas abordagens, serão delineadas as possíveis atividades educativas, de acordo com as especificidades de cada instituição.”
Na última semana, o SISEM-SP disponibilizou na sua página oficial na internet (www.sisemsp.org.br) a lista com os 25 selecionados para participar do curso. A participação nas palestras, entretanto, é aberta ao público em geral. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3339-8208 | (19) 3422-3069.
Rede de Educadores em Museus é criada no Maranhão
http://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/REM-maranhao.jpg

No dia 09 de fevereiro de 2015 foi oficialmente criada a Rede de Educadores em Museus do Maranhão – REM/MA. A reunião contou com a presença de representantes diversos de museus, centros culturais, pontos de memória e universidades e ocorreu no auditório do Palácio Cristo Rei na cidade de São Luís.

http://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/REUNIAO-FEVEREIRO-300x225.jpg

A pauta foi a discussão dos objetivos e funcionamento da REM/MA, além da definição de 7 articuladores provisórios que conduzirão a rede até o processo de eleição. Estes são: Liz Renata Dias, educadora do Museu Casa Histórica de Alcântara, Carlos André Cunha, diretor e educador do Memorial Cristo Rei, Hélder Bello de Mello, museólogo da Universidade Federal do Maranhão, José do Nascimento de Almeida, representante dos pontos de memória do estado,
http://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/REUNIAO-MARCO-3-300x225.jpg

Eliane Gaspar Leite, representante do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Dayse Nângela S. da Silva, representante da Casa do Maranhão e Maria Iraci Soares Monteiro, diretora do Museu da Igreja do Carmo. A 2ª reunião ficou agendada para o dia 13 de abril, a fim de aprovar o estatuto preliminar que será apresentado pelos articuladores.
Para entrar em contato com a rede e saber mais acesse:

IV Encontro da REM – Goiás
No dia 30/03, às 19h, será realizado o IV Encontro da Rede de Educadores de Museus de Goiás. O evento será sediado no Mini Auditório Luis Palacín – Faculdade de Ciências Sociais da UFG.
A convidada especial para este encontro é a Professora Dra. Ema Pires, da Universidade de Évora – Portugal, que fará uma palestra com o tema “Patrimônio cultural, turismo e apropriação social do espaço”.
Ema Pires é antropóloga e professora na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. Tendo feito trabalho de campo em contextos asiáticos e europeus (Portugal, Malásia e Singapura), interessa-se pela apropriação social de formas construídas, processos de patrimonialização, turismo e políticas do espaço, em contextos coloniais e contemporâneos. É pesquisadora integrada da CRIA-IUL (no grupo de pesquisa sobre Práticas e Políticas da Cultura).
Haverá distribuição de certificados.
http://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/cartaz-IVencontro-REM-goias-2015-1024x724.jpg

Sistema Estadual de Museus – SP discute conceitos da educação em museus
Em 18 de março (quarta-feira), o site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, disponibilizou um novo conteúdo ao público: o documento “Conceitos-chave da Educação em Museus”. O texto é fruto do trabalho realizado ao longo de 2013 e 2014 pelo Comitê Educativo, composto por coordenadores e profissionais das equipes dos núcleos educativos dos museus da Secretaria da Cultura e da equipe técnica da Unidade Preservação ao Patrimônio Museológico.

A perspectiva é que, a partir da ampla divulgação do documento, principalmente por meio do fórum virtual no portal do SISEM-SP (em HTTP://www.sisemsp.org.br), sejam recebidas contribuições de profissionais de museus e instituições culturais do Estado de São Paulo e do país, para dialogar com as referências já trabalhadas e em permanente construção, considerando-se os desafios da práxis educativa na relação do museu com diferentes públicos.

A divulgação do documento também será feita por meio das redes sociais, do Centro de Referência de Educação em Museus do Museu da Língua Portuguesa e do “Museu para Todos”, da Pinacoteca do Estado, convidando para a participação no fórum virtual no portal do SISEM-SP.
As contribuições serão recebidas pelos integrantes do Comitê Educativo no intuito de colher subsídios que possam aprimorar as definições sobre esses termos. Todo esse processo de discussão aberta e os seus resultados farão parte de uma mesa dedicada ao tema da educação em instituições museológicas no 7º Encontro Paulista de Museus, a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho. 
Texto extraído do site: www.sisemsp.org.br

Fonte: 
PNEM <pnem@museus.gov.br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário