Curso ‘Educação em Instituições Culturais’ tem início em Piracicaba (SP)
Começa na próxima sexta-feira (10/4), no Museu Prudente de Morais, em Piracicaba (SP), a segunda edição do curso “Educação em Instituições Culturais”, realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Língua Portuguesa. A primeira palestra, que será aberta ao público, terá como tema “Educação em Museus” e abordará a importância da ação educativa em museus e a formação de um contexto colaborativo.
O programa também contará com estágio técnico sobre experiência no espaço museal e sistematização de conceitos (30/4), oficinas de “Educação Patrimonial” (8/5), “Atividades Educativas – Conceitos e Práticas” (29/5), “Jogos e Outras Formas de Mediação” (10/6) e “Materiais Educativos” (30/6), além da palestra “Estruturação de um Núcleo de Ações Educativas/Construção de Parcerias e Redes Colaborativas” (15/7).
De acordo com o diretor do Sistema Estadual de Museus, Davidson Kaseker, “o curso de formação continuada buscará refletir sobre um conjunto de práticas e conceitos vinculados à educação patrimonial e à educação em museus e, por meio dessas abordagens, serão delineadas as possíveis atividades educativas, de acordo com as especificidades de cada instituição.”
Na última semana, o SISEM-SP disponibilizou na sua página oficial na internet (www.sisemsp.org.br) a lista com os 25 selecionados para participar do curso. A participação nas palestras, entretanto, é aberta ao público em geral. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3339-8208 | (19) 3422-3069.
Rede de Educadores em Museus é criada no Maranhão
No dia 09 de fevereiro de 2015 foi oficialmente criada a Rede de Educadores em Museus do Maranhão – REM/MA. A reunião contou com a presença de representantes diversos de museus, centros culturais, pontos de memória e universidades e ocorreu no auditório do Palácio Cristo Rei na cidade de São Luís.
A pauta foi a discussão dos objetivos e funcionamento da REM/MA, além da definição de 7 articuladores provisórios que conduzirão a rede até o processo de eleição. Estes são: Liz Renata Dias, educadora do Museu Casa Histórica de Alcântara, Carlos André Cunha, diretor e educador do Memorial Cristo Rei, Hélder Bello de Mello, museólogo da Universidade Federal do Maranhão, José do Nascimento de Almeida, representante dos pontos de memória do estado,
Eliane Gaspar Leite, representante do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Dayse Nângela S. da Silva, representante da Casa do Maranhão e Maria Iraci Soares Monteiro, diretora do Museu da Igreja do Carmo. A 2ª reunião ficou agendada para o dia 13 de abril, a fim de aprovar o estatuto preliminar que será apresentado pelos articuladores.
Para entrar em contato com a rede e saber mais acesse:
IV Encontro da REM – Goiás
No dia 30/03, às 19h, será realizado o IV Encontro da Rede de Educadores de Museus de Goiás. O evento será sediado no Mini Auditório Luis Palacín – Faculdade de Ciências Sociais da UFG.
A convidada especial para este encontro é a Professora Dra. Ema Pires, da Universidade de Évora – Portugal, que fará uma palestra com o tema “Patrimônio cultural, turismo e apropriação social do espaço”.
Ema Pires é antropóloga e professora na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. Tendo feito trabalho de campo em contextos asiáticos e europeus (Portugal, Malásia e Singapura), interessa-se pela apropriação social de formas construídas, processos de patrimonialização, turismo e políticas do espaço, em contextos coloniais e contemporâneos. É pesquisadora integrada da CRIA-IUL (no grupo de pesquisa sobre Práticas e Políticas da Cultura).
Haverá distribuição de certificados.
Sistema Estadual de Museus – SP discute conceitos da educação em museus
Em 18 de março (quarta-feira), o site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, disponibilizou um novo conteúdo ao público: o documento “Conceitos-chave da Educação em Museus”. O texto é fruto do trabalho realizado ao longo de 2013 e 2014 pelo Comitê Educativo, composto por coordenadores e profissionais das equipes dos núcleos educativos dos museus da Secretaria da Cultura e da equipe técnica da Unidade Preservação ao Patrimônio Museológico.
A perspectiva é que, a partir da ampla divulgação do documento, principalmente por meio do fórum virtual no portal do SISEM-SP (em HTTP://www.sisemsp.org.br), sejam recebidas contribuições de profissionais de museus e instituições culturais do Estado de São Paulo e do país, para dialogar com as referências já trabalhadas e em permanente construção, considerando-se os desafios da práxis educativa na relação do museu com diferentes públicos.
A divulgação do documento também será feita por meio das redes sociais, do Centro de Referência de Educação em Museus do Museu da Língua Portuguesa e do “Museu para Todos”, da Pinacoteca do Estado, convidando para a participação no fórum virtual no portal do SISEM-SP.
As contribuições serão recebidas pelos integrantes do Comitê Educativo no intuito de colher subsídios que possam aprimorar as definições sobre esses termos. Todo esse processo de discussão aberta e os seus resultados farão parte de uma mesa dedicada ao tema da educação em instituições museológicas no 7º Encontro Paulista de Museus, a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário