segunda-feira, 6 de maio de 2013

Retrospectiva dos eventos do PNEM


Desde o lançamento do nosso Blog aconteceram diversas iniciativas que proporcionaram a discussão do Programa: encontros, reuniões e debates. Os articuladores do PNEM mobilizaram e divulgaram o programa pelos quatro cantos. Os resultados dos encontros foram postados nos fóruns temáticos contribuindo e enriquecendo na construção do Programa Nacional de Educação Museal. Para saber um pouco como foram esses encontros vamos compartilhar brevemente alguns deles.
O pontapé inicial se deu no Museu das Bandeiras, localizado na Cidade de Goiás (GO) em dezembro de 2012. Mas foi também no estado de Goiás, em fevereiro, que ocorreu no Museu Antropológico da UFG, a discussão do PNEM organizada pela Rede de Educadores em Museus – REM/GO. 
Outras Redes de Educadores em Museus também realizaram encontros e reuniões específicas para debater o Programa Nacional de Educação Museal. No Rio de Janeiro esse encontro se deu em duas etapas. Em cada reunião alguns eixos eram aprofundados e sua sistematização pode ser encontrada em diversos tópicos, inclusiveoito tópicos foram criados por essa REM.

As REMs de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ambas em parceria com os Sistemas Estaduais de Museus, realizaram eventos amplamente divulgados em seus estados. Em Santa Catarina a mesa-redonda contou com três convidados, inclusive uma coordenadora de GT. No Rio Grande do Sul o evento ocorreu em Porto Alegre em abril de 2013 e contou com diversos palestrantes renomados na área, um para cada eixo do programa.
Outros dois debates ocorreram no Sul. Eles foram promovidos por uma articuladora do PNEM também em parceria com o Sistema Estadual e com universidades. Um deles ocorreu em março na Unisinos-São Leopoldo/RS. O outro ocorreu em abril no Campus da Ulbra-Canoas/RS .
 Além desses, outras Redes de Educadores em Museus, articuladores, coordenadores de GT e muitos outros parceiros relizaram diversas ações. Eles promoveram reuniões em seus museus, conversas com pessoas de secretarias de educação e escolas, debates em suas listas de discussão por e-mail e nas redes sociais, dentre outras. Foi essa movimentação que deu vida e corpo a esse Blog. Agradecemos a colaboração de tod@s nesse período e esperamos contar com mais encontros até a plenária final do PNEM. O Blog vem com novidades, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário