quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Conheça o tema do EBEM




A comissão organizadora do Ebem, composta pelo Comitê Gestor da REM-BA e representantes da Fundação Gregório de Mattos (FGM), do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Noap/UFBA) e do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/UEFS), após reuniões, definiu o tema do Encontro, que será “Museus em Chamas: versos e reversos de como chegamos até aqui”.

A ideia inicial foi chamar a atenção para a situação atual da política museológica nacional, marcada pelo sinistro do Museu Nacional, mas também pelas Medidas Provisórias n. 850 e 851, que autorizam o Poder Executivo federal a instituir a Agência Brasileira de Museus (Abram) e a administração pública a firmar instrumentos de parceria e termos de execução de programas, projetos e demais finalidades de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais, obstaculizando perenemente o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), autarquia responsável pela política setorial de museus, incluindo a PNEM (Política Nacional de Educação Museal).

Confrontar a Política Nacional com a realidade estadual também foi um imperativo, tendo em vista a existência de um Plano Estadual de Cultura em adormecimento, desfavorecendo o campo museológico na Bahia, outrora em ascensão. Fazemos votos de que a socialização das produções acadêmico-científicas, relatos de experiências educacionais e afins, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão que forem apresentadas no Ebem possam, de alguma forma, favorecer a Educação Museal na Bahia, subsidiando a política museal baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário